head ():

Self Chiller Climatizacao

Torre de resfriamento

São muitas as atividades industriais obrigadas a eliminar calor produzido e não reutilizável. As torres de resfriamento são a melhor e mais econômica solução.

A torre de resfriamento pode apresentar tanto circuito aberto como fechado. A escolha pelo modelo vai depender da necessidade de cada processo industrial a qual ela vai se aplicar. A torre de resfriamento pode ser utilizada em indústrias de plástico, fundição, siderurgia, mineração, ar-condicionado, alimentícia, farmacêutica, química, papel e celulose, entre muitas outras.

VANTAGENS DE UMA TORRE DE RESFRIAMENTO

Mesmo a torre de resfriamento industrial sendo uma das soluções mais antigas para resfriamento de água na indústria, ela ainda é uma das soluções mais eficientes, além de ser também o equipamento com menor preço para aquisição, ou seja, conta com uma excelente relação custo/benefício.

Devido a esse fato, e para atender as constantes novas demandas do mercado, a torre de resfriamento industrial passa sempre por inovações que visam incrementar o seu desempenho, garantindo que ela atenda as novas exigências dos processos industriais.

Hoje, suas grandes vantagens são: menor consumo de energia, baixo custo operacional, baixo nível de ruído e vibração, vida útil estendida e fácil manutenção. Sendo, portanto, uma das melhores soluções para resfriamento de água industrial.

Vazão de água a ser resfriada (Gw) em m³/h

Uma otimização da vazão de água é necessária, uma vez que ela influencia sobremaneira o processo e os dados de operação de todo o processo. Basicamente existem as seguintes relações:

Vazão de água muito grande. Resulta:

– Alto consumo de energia de bombeamento;

– Baixo salto térmico, significando falta de utilização da reserva de capacidade da torre de resfriamento, ou seja, capacidade de evaporação.

Vazão de água muito pequena. Resulta:

– Pequeno valor para a aproximação ao bulbo húmido (approach), significando uma torre de resfriamento muito grande;

– Resulta em salto térmico muito grande, resultando em grandes trocadores de calor, consequência das temperaturas de processo.

Salto térmico, z = tw1 – tw2 (°C).

O resfriamento da água, dentro de uma torre de resfriamento, é chamado de salto térmico. Então: Z = tw1-tw2.

O salto térmico ideal deve ser entre z = 5 a 30 °C, para se conseguir uma instalação segura e econômica. Para saltos térmicos menores que 5 °C a torre de resfriamento não é suficientemente utilizada, enquanto para z maior que 30 °C, pode acontecer da temperatura de água fria não ser atingida. A base para esta afirmação é o pouco tempo de contato água/ar dentro da torre, principalmente nas instalações modernas com torres compactas.

Vazão de ar do ventilador da torre

Para o funcionamento da torre de resfriamento é necessário a movimentação de uma quantidade específica de ar através a torre. O fabricante da torre deve operar com velocidades do ar que provoquem pouco arraste de água e baixa perda de carga. A velocidade ideal é no intervalo de 2,5 até 3,5 m/s. Considerações de ruído e consumo de energia devem ser observados.

Perda de carga

É função da forma construtiva, janela de entrada de ar, etc. Cada tipo de enchimento tem uma perda de carga, medida em laboratório. Este valor tem importância no cálculo do motor de acionamento do ventilador.

Tratamento de água

Para uma vida longa e livre de manutenção para sua torre de resfriamento, não deixe de fazer um tratamento eficiente.

Cuidados com a manutenção

E de extrema importância ter uma manutenção rigorosa com suas torres de resfriamento seja ele industrial ou não, pois a falta de manutenção diminui grandemente a vida útil do seu sistema de resfriamento , a Self Chiller é especialista em manutenção de sistemas de resfriamento, atuamos tanto na sua torre como nos motores ventiladores , bombas de agua condensada utilizada nesses equipamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *